ENTREVISTA: "VOU ESTAR REALIZADA" REVELA DULCE GAGATURNO SOBRE QUANDO ANUNCIAR OFICIALMENTE SEU SEGUNDO ÁLBUM

E depois de um certo tempo que tínhamos fechado com a artista, conseguimos este feito só na madrugada da última quinta-feira, 13. Com modéstia a parte, Dulce Gagaturno é, com certeza, uma das maiores artistas que você já possa ter conhecido, pois seu nome esteve em alta durante quase todo o seu tempo de carreira, e o canal oficial da cantora atualmente ultrapassa a surpreendente marca de dez mil visualizações no total.

Pra começar, ela aceitou falar sobre diversos assuntos, que vão desde o recente dueto com Emmy Johnpson, (que também participa em certos momentos da entrevista), até sobre alguns novos detalhes de seu novo álbum, além de fotografar um shoot especial para a divulgação da entrevista, cujo você pode conferir exclusivamente mais abaixo. Ah, ela também revelou o aguardado resultado das eleições ao final.

Dificilmente conseguíamos arrancar algumas expressões da cantora que definissem o que ela estava sentindo naquele momento do outro lado da tela, o que me deixou um pouco com dúvida e nervosismo. Arrisquei a perguntando, primeiramente se estava bem, e se estava pronta para começarmos.

“Olá. Estou muito animada com essa entrevista, e mais que pronta para começar. Eu estava muito ocupada ensaiando para uma grande apresentação que será muito importante pra mim e fazendo trocas de roupas para a mesma, mas agora tirei o tempo pra relaxar e conversar com vocês”

A intérprete, que fez 23 anos este mês, começou sua carreira com “Planet Techno”, seu primeiro álbum de estúdio, que se tornou um sucesso de repercussão, tanto que todos os vídeos lançados pra promover o disco já estão próximo de 500 visualizações, alguns deles até possuem um número maior que este em reproduções, o que fez com que seu nome crescesse muito.

“Acredito que ele me representa, é muito difícil vermos imagens de planetas, ou algo relacionado a alienígenas, e não lembrarmos deste disco.”, ela disse, quando a questionei sobre o que este cd representa para ela. “É como a minha festa, é o que eu gosto de fazer, em minha vida não existem momentos ruins ou chatos, pelo menos na maioria das vezes, e este álbum mostra isso. Não há uma parte em que você dê uma pausa pra chorar, só há motivos pra festejar.”, completou.

É certo que, se você baixou o álbum, tenha percebido o tipo de conteúdo que ele oferece, talvez seja por isso que o material de inéditas consegue ser lembrado pelo público, que a acompanhava, até os dias de hoje. Também sabemos que depois disso, a artista passou por algumas problemas em seu computador, o que a impossibilitava de lançar algo novo, o que foi desgastando um pouco o que ela tinha feito meses atrás com sua estréia no mercado musical, já que o público estava sedento por músicas novas, mesmo que ela sempre estivesse em nosso ponto de visão. Isso nos deixou cada vez mais ansiosos e também, muita preocupação, mas o que foi que aconteceu?

“Foi um momento difícil sim, só que não se tornou um trauma, até porque minha cabeça não para. Se você começa a observar muita mesmice na indústria, você gostaria de ter algo forte pra quando voltasse, assim como eu fiz em toda a era do meu primeiro cd.”, segundo ela. “Mudei o simbook em diversas maneiras, e é isso que pretendo fazer com esse novo trabalho. Acredito que a espera tenha ajudado.”, prosseguiu.

Este seu novo trabalho em que se refere, ainda é um grande mistério, é imprevisível quando a cantora soltará alguma novidade, ela nos surpreendeu ao revelar mais detalhes do disco durante o decorrer da entrevista. “Como sabem, ele tem o meu primeiro nome como título, com letras maiúsculas, então por favor nunca se refira a ele com letras minúsculas.”, disse ela confirmando que se preparou pra mostrar algo diferente, assim como já havia dito. “Serão três versões diferentes, com mais de trinta músicas ao todo, por isso venho lançando vários singles, não haverão perdas depois do lançamento dele, muito pelo contrário”. Sobre o evento que ela está preparando para a estréia, ela contou que será algo grande e precisa de tempo e dedicação. “Pode ter certeza que assim que anunciá-lo oficialmente, vou estar realizada”, continuou.

A atual situação da carreira dela pode ser visto bem como, muito relevante em si para o cenário musical. Pois tudo que ela faz vira notícia na maioria dos tablóides daqui, mas é algo que não acrescenta muito lá fora se analisarmos bem. Mesmo assim, eu quis saber como ela vê a situação da carreira dela atualmente, momento em que, na minha opinião, ela soltou a sua melhor resposta de toda a entrevista: “Eu me vejo realizada pela metade, porque mesmo eu estar sendo reconhecida aos poucos, as pessoas levam meus ensinamentos sim, mas como se fossem algo delas, algo que elas criaram, e eu só queria um pouco de reconhecimento nessa parte. É como se fazer uma obra de arte, e alguém fazer algo parecido e levar todo o crédito.”, comentou ela expressando-se chateada. “Enfim, eu faço mais essas coisas mais para me divertir, e eu me vejo daqui a algum tempo inovando a cada dia, como procuro inovar desde sempre.”


Recentemente, ela divulgou uma prévia do videoclipe para “G.U.Y.”, seu mais novo single, que parece ser, visualmente, um grande espetáculo. Deste ponto em diante, ela comentou um pouco sobre como está sendo trabalhar neste clipe: “O vídeo de G.U.Y. está pronto a cerca de mês e meio, eu ainda não o lancei, pois eu venho lançando muito conteúdio atrás do outro. Mas resumidamente foi mágico trabalhar em algo deste porte, eu adorei todos os cenários, os figurinos, está sendo incrível assim como foi em outros clipes”. Ela também insinuou estar trabalhando com um cantor em segredo em cima deste projeto, disse: “Eu também venho trabalhando com um cantor no vídeo, não posso revelar o nome dela agora, mas vamos dizer que ele é perfeccionista em tudo que faz, o que deixará tudo ainda mais mágico, e este projeto será uma chave para uma grande história, mas isso tudo vai ser anunciado em breve, acredito que agora não é um bom momento para isso”.



Por meio de um comunicado oficial, datado exatamente em 8 de novembro, ela cancelou publicamente o vídeo para “ARTPOP”, alegando que o cantor Rick Autumn teria comprado todos os direitos autorais do clipe, fazendo com que acabasse abandonando o projeto. Estávamos curiosos, e voltamos a perguntá-la por que de fato isso veio a acontecer, se isso de alguma forma lhe entristeceu, e se ela acredita que estaria decepcionando seu público ao confirmar isto. E ela respondeu algo que nos confundiu um pouco.

“Sim, e não, ao mesmo tempo. Eu acho ele maravilhoso, e esse clipe, na minha opinião, tinha sido algo muito lindo, só que não combinava com aquele momento. As cenas do vídeo foram vendidas, e provavelmente serão usadas em algum outro projeto, vamos dizer que possa ter algo relacionado ao vídeo para a música G.U.Y., mas não será algo tão em breve. A música em si continua com todos os direitos reservados a mim, e se eu quiser gravá-la novamente, eu posso, só que não utilizando aquela mesma temática que propuz”. Isto teria acontecido de forma amigável entre os dois, ou teria, de alguma forma, a prejudicado? E ela deixou isso bem claro: “De forma alguma, somos amigos e entramos em um acordo, não somos nenhum tipo de cantores que se odeiam.”




Provavelmente, nunca mais veremos por completo, então o que nos resta fazer é esperar por algo que possa repor essa perda, o que já deve estar sendo planejado pela artista.

“Ben 10” tornou-se mais um sucesso na carreira da cantora, e trata-se de uma indireta, mais como direta, para alguém. Sem citar nomes, ela falou um pouco sobre o que realmente estava pensando ao escrever a canção: “Eu estava jogando todo meu ódio em cima da música, e consequentemente estava querendo abrir, de maneira irônica, os olhos de várias pessoas, mas assim que a canção ficou pronta, o ódio tinha ido embora, e tive de pensar duas vezes antes de lançá-la”. Esta é a parte em que deveríamos estar agradecendo aos deuses por ela ter mantido a decisão de lançar este single, o que seria de nós sem esse hino?

Eu não sei vocês, mas eu pude assistir a triunfal performance de Dulce Gagaturno nos palcos dos
SimStyle Music Awards, com “Ben 10”, eu achei demais, o que não é nenhuma surpresa pra nós, ela sempre arrasou nos palcos, que são como sua casa: “Na verdade, essa performance foi minha primeira apresentação em que eu criei todo o roteiro, mas que também pude contar com a ajuda de várias marcas, e com meus amigos, para que isso finalmente se tornasse real pra mim. Quando eu comecei a cantar Ben 10, e ouvi que as pessoas estavam cantando junto comigo, todo nervosismo foi embora, e aquele espírito de força, aquele espírito de determinação entrou dentro de mim, e deu no que deu”, respondeu ela falando um pouco mais desta experiência.




É muito comum, os artistas tentarem olhar com os olhos do público durante o processo de produção de seus trabalhos, e imaginar se eles do outro lado iriam gostar, ou simplesmente se isso pode mesmo funcionar: “Eu faço uma recapitulação da semana, é assim que eu planejo meus novos projetos. E acredito que dê certo sim.”


Provavelmente você já deve ter assistido o espetáculo que ela interpretou ao lado de Amy Hasting no poderoso clipe que demonstra de forma muito melhor a liberdade criativa que ela é capaz de proporcionar a seus fiéis seguidores. “Se meus fãs estivessem, ou não, ao meu lado eu ainda lançaria esse clipe, era pra ter sido lançado em primeiro de abril, assim como o nome, mas nada na vida acontece como queríamos, e ele deve de ser adiado por um tempo”

Dulce contou também que, a espera da grande maioria deu ainda mais forças para tornar o clipe perfeito. E bom, ela não parou, e falou sobre sua parceira no clipe, que a propósito traz uma atuação dramatical incrível: “Acredito que a participação da Amy deu cada vez mais brilho ao projeto, eu amo essa garota, ela tem muito potencial, apesar de que, ás vezes, ela parecer estar confusa, o que pode fazer ela descer um pouco no conceito de algumas vezes, mas ela sempre consegue se reerguer e é disso que eu gosto, ela sabe ser uma artista muito boa, adoro seus trabalhos.”, e completou com: “Quando eu a vejo é como se eu voltasse ao passado, na época de “Planet Techno”.”

O fato de que alguém, como Dulce Gagaturno, é como fosse uma caixinha de surpresas, a fez voltar a falar de seu novo álbum, onde revelou o nome de sua composição favorita, o mais interessante é que trata-se de uma inédita, e estará sim no material: “O nome de minha composição predileta é o mesmo que serve como nome do álbum, e bom, ela seria o primeiro single, eu guardo essa música a quase um ano, e mal posso esperar o dia que eu for liberar para que vocês possam ouvir.”

Eu me atrevi a dizer que, na minha percepção, as pessoas daqui ainda estão um pouco de mente fechada em relação a própria composição, eu vejo que é muito difícil as pessoas investirem nisso por aqui, mas ela não negou, aliás ela disse que não diria isso hoje em dia, pois muitos já estão compondo, outros estão até as lançando e achamos isso muito bom, confirmando que espera que todos conquiste o lugar merecidos deles aqui e façam história assim como ela vem fazendo.


De forma para que pudéssemos ter a chance de ouvir diferentes opiniões, trouxemos ao nossos estúdios Emmy Johnpson, que parecia estar ansiosa para autorizada a entrar e falar um pouco sobre “Fode o 2° Turno”, canção-dueto dela ao lado de Dulce, lançado em cima de um magnífico exemplo de divulgação, um vÍdeo muito bem produzido. Nós demos boa noite a ela, e a perguntamos se estava bem, esse projeto foi parcialmente recebido por algumas críticas negativas, mais em relação a canção do que no clipe em si. Sabemos que a vida não só é feita de acertos, ela também tem seus erros, e elas falaram o que acham sobre isto e como as críticas influenciam em seus trabalhos: “Não acho que o clipe teve criticas negativas”, respondeu ela negando sobre o que tínhamos suponhados. “Sempre vão haver critícas, e se formos ligar para cada uma delas, a gente acaba não fazendo mais nada, eu estou muito feliz com o resultado, e acho que esse clipe vai ficar marcado por muitos anos”, prosseguiu Emmy. 
Dulce nos respondeu completando o comentário de sua amiga: “Acredito que esse clipe será lembrado enquanto o simbook existir, principalmente nas épocas de votação eleitoral, não importa quem criticou, essa será a primeira pessoa a lembrar da música. Pra mim isso é uma grande conquista, é um marco na minha carreira, e creio que na dela também”, disse ela apontando para Emmy Johnpson. “E é isso que me influenciou a não parar de fazer o que eu fiz."

Muita gente questionaram as duas sobre quem tinha vencido a enquete das votações eleitorais, e nenhuma delas respondeu ou comentou sobre isso publicamente, mas creio que tinham um propósito pra não revelarem a vencedora, e bom, esta entrevista é uma ótima oportunidade para explicarem isto ao público.

“Este projeto foi para entreter o público, e tirá-lo da mesmice, o intuito não era mostrar quem era a melhor, ou a mais amada pelo simbook. Independente de quem ganhasse eu ou ela, seríamos a presidente deste lugar e posso assinar que conseguimos o feito, mesmo sabendo quem ganhou, e que iremos revelar aqui mesmo mais tarde.”, falou a voz de “Lucky Ones”.

“Assim como a Dulce falou, não tínhamos a intensão de eleger uma de nós, e sim pra mostrar que, com toda certeza, seríamos a melhores presidentes, e daríamos o que os gays querem.”, disse a voz de “Mona Lisa”.



O single promocional, “Amor Vulgar” é um pouco mais lenta que suas útilmas canções, e é perceptível que trata-se de um desabafo em relação ao conturbado relacionamento com Héctor Becsi. Ela contou um pouco sobre o que aconteceu: “Eu e ele namoramos intensamente, tudo que fazíamos era bem intenso, nossas noites eram todas inesquecíveis, quando isso acabou, deixou um vazio em mim, tudo acabou de uma forma natural, porque tudo que é bom e muito intenso, quando é ruim, também era no mesmo nível. E em uma noite que estava com uma amiga minha, e contei minha dor para ela, tudo aconteceu por acaso, ela estava no piano e eu estava cantando”. Perguntamos a ela se haveria mais músicas melancólicas como esta em seu novo álbum: “Não, essa será a única, as outras serão para vocês dançar, dançar e dançar, e claro cantar bastante, porque algumas são muito chicletes, e grudam com facilidade na cabeça, para nunca mais sair.”, afirmou ela.


Nesse momento, eu percebi que, apesar dela manter-se excêntrica como sempre foi, ela está em um era mais pessoal, pois eu sinto que ela está sempre procurando relatar os acontecimentos de sua vida e expressar-se melhor em suas novas composições. Não que isso seja ruim, isto é incrível.


“Estou querendo deixar bem claro como exatamente eu sou em meu dia-a-dia, quero mostrar o que sinto quando acontece algo, tanto na minha vida, quanto no simbook, e também quero mostrar minha opinião sobre o que eu penso sobre certo tipo de pessoas.”

Minha maior vontade naquele segundo era perguntá-la sobre algo que eu não tinha planejado, mas que eu sempre tive curiosidade sobre, então não poderia por nada deixar essa oportunidade passar. De repente, soltei a verba em questão de “Pandora”, canção planejada para ser a continuação de “Red Planet” (primeiro single oficial da cantora), e que até hoje não teve seu videoclipe divulgado. A música era realmente muito boa, e muito dançante, é uma pena por não ter sido aproveitada da forma que imaginávamos, e rapidamente nos deixou ainda mais ansiosos em só uma frase: “O clipe dessa música não foi lançado por, simplesmente, não ter forças para superá-lo. Só irei lançá-lo, quando eu estiver pronta, e quando todos também estiverem.”


“Sobre o álbum “SAMBÓDROMO”, que acredito também ser algo que vocês estão querendo saber,  eu vou incluí-lo em uma extensão do álbum “DULCE”, aquele projeto nunca foi largado como pensam, está guardado a sete chaves.”, disse ela de forma inesperada sobre.


Senti que, naquela hora ela estava ansiosa para dizer algo especial, então a dei esta chance: “As pessoas podem enjoar, o quanto quiserem, de mim enquanto estiver produzindo. Eu não dou a mínima a eles.”

Por fim, eu pedi pra que desligassem os microfones, e disse a ela o quão boa ela é no que faz, como eu sempre procuro dizer, aprecio demais o seu trabalho, e vocês não sabem o tanto que estava animado para esta entrevista, é algo que eu sempre pensei em fazer, e que já havia combinado com ela há muito tempo, eu odeio deixar as pessoas esperando, o blog está passando por um momento um pouco complicado, mas com certeza, isso me ajudará muito quando eu for prestar jornalismo em alguma faculdade. Talvez possa ser só uma impressão minhas, mas é como se eu a sentisse, como se conseguisse ter esse forte tipo de conexão quando estou com ela, eu a agradeci, a parabenizei pelas respostas e por ter topado logo de início a participar da entrevista. Assim que terminei, ela agradeceu pelo carinho que sempre tive por ela, e que está aí no que poder ajudar. Ah, é mesmo, está faltando eu revelar quem venceu as eleições, mas antes, em quem vocês votaram? E em quem estão apostando? Quer saber quem ganhou? PAH ACABOOOOOU!


Página Anterior Próxima Página Home